
Regresso ao trabalho
Share
No mês de regressos à escola e trabalho, também é sinal de preparação para quem amamenta!
Quem amamenta até à fase do regresso ao trabalho, tem sim, que ter em consideração a preparação do seu regresso.
Isto porque irá estar sem o bebé durante um período em que supostamente amamentaria e isso pode levar a situações nada positivas como: mamas cheias e por consequência inflamação e/ou diminuição da produção de leite!
Então quando deve começar este planeamento?
Já na gravidez a mulher vai tomar a decisão relativamente à licença parental e deve também começar a perceber no local de trabalho como, onde e quando pode realizar a extração de leite no local.
Pelo menos um mês antes do regresso ao trabalho, porque vamos ter que preparar não só o corpo da mulher à bomba, como também o bebé (e isto leva algum tempo).
Como deve ser planeado?
Então vamos começar pela mãe:
É muito provável que seja necessário o uso de uma bomba extratora de leite para na ausência do bebé este dispositivo fazer um trabalho semelhante ao do bebé: estimular e extrair leite.
E estes dois pontos são importantes porque assim garante que não fica com mama cheia naquele período e também que tem leite para oferecer ao bebé na sua ausência.
“Qual a melhor bomba?”, perguntam vocês.
Depende!
Do objetivo da frequência da extração do investimento monetário que está disposta a fazer... muitos fatores pesam aqui.
Mas o mais importante é escolher de acordo com SUA real necessidade e usar um funil com tamanho apropriado!
Este último ponto é FUNDAMENTAL para não se magoar durante a extração e também ter mais quantidade de leite durante a extração.
Resumo dos tipos de bomba:
Manual |
Não tem fios, mas pode apresentar desgaste da mão da própria mulher. |
Dupla |
Apresenta 2 funis , tem vantagem de estimular mais a produção e também de mais saída de leite durante a extração |
Elétrica |
Com fios ou sem fios (depende da preferência). |
Singular |
Tem 1 funil , implica ter que fazer (se for indicado) a estimulação de um lado e depois do outro . |
Mas antes da extração no trabalho, a mãe deverá ir fazendo um plano ajustado à sua rotina atual e futura, para o corpo se habituar ao uso da bomba e ter algum leite extraído para ofertar ao bebé durante este período, para também ele se conseguir preparar para esta mudança.
Não queremos também fazer uma estimulação excessiva, porque também não é esse o objetivo. Por isso, é fundamental ter um plano adaptado a si.
Muitas mães extraem leite logo após amamentarem e ficam muito preocupadas por não sair tanto fluxo. Mas isto é PERFEITAMENTE NORMAL, pois após mamada estamos a retirar o leite de reserva da mama, o restante o bebé já mamou.
A melhor altura para extrair o leite é durante a mamada do bebé. Sim eu seu, às vezes esta logística não dá e alguns bebés mamam as duas maminhas... pois, é aqui que esta o vosso plano personalizado!
Dicas para aumentar a saída de leite durante a extração:
- Diminuir as luzes da divisão e sentar-se de forma confortável
- Antes de colocar a bomba massajar suavemente o peito
- Olhar , cheirar, tocar, pensar no bebé
- Não olhar para o volume da bomba que está a sair!
Vejam o vídeo completo sobre bombas extratoras de leite aqui👇
E agora o nosso bebé:
Sim também temos que pensar como vamos oferecer este leite extraído ao bebé. Existem várias formas de o fazer, além do obvio do biberão! Até porque alguns bebés não aceitam quando estão numa fase mais avançada (afinal, eles sabem que o que é bom é mamar na maminha da mãe ☺️).
Que opções existem: o copo aberto, o biberão-colher ou mesmo colher, dependendo da idade e também indicação de acordo com desenvolvimento e características anatómicas do bebé.
A maior dica para dar o leite extraído ao bebé é mesmo a mãe não estar presente. A oferta pode ser feita por outra pessoa, porque o bebé se estiver com mãe vai ter a preferência da mama.
Daí a sugestão de saírem (porque os bebés sentem o cheiro da mãe se estiverem na divisão ao lado 😅)
Outros pontos a saber:
- É também fundamental saber a validade do leite congelado (cerca 3 meses ou mais dependendo da temperatura do local), no frigorifico (cerca de 3 a 5 dias dependendo da temperatura do local) e à temperatura ambiente (algumas horas após a extração)
- A higienização dos recipientes e das mãos deve ser frequente e muito cuidadosa (apesar de não exigir esterilização)
- O volume do leite ingerido pelo bebé praticamente é o mesmo desde 1 mês de nascimento até aos 6.
- Não devem armazenar leites extraídos de dias diferentes e a temperaturas também dispares, porque pode não garantir a boa conservação do leite!
Se for preciso juntar, sempre do mesmo dia e a temperaturas semelhantes. - Por vezes o leite congelado pode apresentar um sabor e cheiro mais intenso e isso não é sinal de que está estragado. Tem apenas a ver com a ação de uma enzima que conseguimos desativar seguindo alguns passos simples.
- A forma como armazenam também é importante, por isso reservem uma gaveta apenas para os leites do bebé.
Quando estamos nesta aventura do regresso ao trabalho podem existir ainda mais ajustes a serem realizados e o apoio é fundamental, desde no local de trabalho, como a rede de apoio da mulher, nas creches e da equipa de saúde para orientar este processo da melhor forma.
Se sentirem que necessitam de saber mais podem assistir à aula REGRESSO AO TRABALHO do Workshop Amamentar ou ainda estarmos juntas para ter o seu plano personalizado e apoio exclusivo.
É uma fase que pode ser exigente a diferentes níveis, por isso peçam ajuda e partilhem o que sente, assim a carga pode ficar mais leve.
Com carinho,
Carmen🤍