Sinais de trabalho de parto

Sinais de trabalho de parto



Todas as grávidas devem saber estes sinais: 

 

É sempre importante saber os sinais de parto, independentemente da opção de parto.

Por vezes achamos que como o parto será induzido ou cesariana, não precisamos saber porque este cenário não vai acontecer... Mas surpresa! PODE acontecer.

O vosso plano é um, mas o do vosso corpo e do bebé, pode ser outro. E eu já vi muitas vezes isto acontecer ao longo da minha prática clínica. 






Descarregue aqui gratuitamente o Ebook "Posições no Parto"




O que desencadeia o parto?


Há aqui vários fatores que podem e ter um impacto no que diz respeito ao desencadear o trabalho de parto, mas do ponto de vista hormonal há uma série de sequências e de coordenações das hormonas que vão comunicar com o vosso útero e com o bebé.

Aliás, a própria placenta e bebé também tem aqui um papel fundamental para dar aqui o "pontapé de saída" para este fenómeno começar. 

O trabalho de parto não é assim "chegar e vencer", como nos filmes...


O trabalho de parto vai evoluindo por fases até ao nascimento do bebé e da placenta. Claro que a duração do trabalho de parto depende de vários fatores, mas TODAS as mulheres passam por estas fases/etapas até ao nascimento do bebé. 


Como se fosse um jogo, que para passarmos à etapa seguinte temos que passar pela anterior.  A boa noticia é que não voltamos atrás nas etapas! Estamos sempre a evoluir. Podemos eventualmente ficar estagnadas numa etapa, mas isso é tema para outro artigo... 

Vamos nos focar então nos sinais então para estarmos em trabalho de parto o sinal fundamental são:  as contrações uterinas.

 



Que sinais devo vigiar?

 

O sinal que estão em trabalho de parto são as contrações uterinas. Sim, é só isto que vos diz com certeza se estão em trabalho de parto. 

Não, a rotura da bolsa não não é sinal de parto, nem a saída do rolhão mucoso. 
Mas sim o padrão das contrações. 
Sem contrações, nada acontece e o parto não avança nas tais etapas que vos falei. 



O que é uma contração uterina 

 

O útero é um  grande músculo e tem um tipo de musculatura  que é lisa, ou seja, tem que haver uma coordenação hormonal para o cérebro comandar a sua atividade. 
Ao longo da gravidez, começam a aumentar no útero os recetores que vão conseguir ligar-se à hormona que vai fazer com que o útero contraia.
Quer queiramos quer não, este processo é feito em todas as grávidas. 

No trabalho de parto, o cérebro envia as hormonas e o útero vai ter os recetores e da hormona ocitocina (a famosa hormona do amor) para se ligar aqui ao útero e então contrair. 


A contração uterina tem 2 funções: 

1- Apagar e dilatar o colo do útero (os famosos centímetros que tanto ouvem falar);

2- Ajudar o bebé a fazer o seu percurso para nascer.

Por isso, sem elas nada acontece! Elas são as protagonistas.
E é por isso que são elas que indicam se estão em trabalho de parto e em que fase.


O que sinto durante a contração?

 

Devem estar a pensar "Mas Carmen será que vou sentir as contrações? Eu nunca senti, como é que é uma contração de parto?"

Na verdade já sentimos, quando existe um orgasmo, na menstruação... mas na fase de gravidez e especialmente em trabalho de parto as contrações notam-se mais.
À medida que avançamos no trabalho de parto a intensidade, duração e intervalo das contrações altera-se. 

Mas fique tranquila, vai perceber! Até porque existem outros sinais que o corpo envia antes de entrar em trabalho de parto (pode consultar na aula do trabalho de parto do curso de preparação para nascimento).

 

Quando o útero contrai, na gravidez sente o seguinte: 

  1. A barriga fica dura e empinada (parece que o bebé está a empurrar a barriga e ela muda de formato)

  2. No trabalho de parto, começam a sentir uma moinha pélvica (um desconforto) que vai da parte de trás das costas para a zona da frente. 

 

Imaginem uma contração como se fosse um avião a levantar voo e a aterrar:

O que deve estar atenta: 

Voltar para o blogue